Durante o mês de agosto a Igreja convida toda a comunidade a refletir e a rezar sobre as vocações. Comemora-se o dia dos sacerdotes, o domingo dos pais, reflete-se sobre a estrutura de nossas famílias e no próximo domingo (27) será consagrado ao catequista.
Pois bem, sou catequista e em minha experiência que não é tão longa, constato que o amor é o fio condutor para o exercício de tão bela missão. Sim, refiro-me a missão porque o catequista deve ter consciência de que é um (a) verdadeiro(a) missionário(a) capaz de espalhar a Boa Nova do Reino a todas as criaturas.
Observo, em minha rotina, que a catequese exige dedicação a um chamado que não parte de qualquer pessoa e muito menos de nossa vontade pessoal, mas acima de tudo procede de Deus, de Jesus, do Espírito Santo que faz arder em nosso coração a chama da entrega na missão de evangelizar.
O catequista tem que ser fiel a Palavra contida na Bíblia e através de seu testemunho de vida dar sentido a mais simples oração como a Ave-Maria, o Pai Nosso, isto porque o sentido jamais cai no esquecimento. Quantas crianças iniciam a catequese sem saber quem é Jesus Cristo e cabe ao catequista realizar um encontro pessoal entre o(a) catequizando (a) com Jesus, não somente com palavras mas com testemunho de vida e é neste momento que tudo passa a fazer sentido.
Além de exercitar um amor profundo e constante a Cristo e ao próximo, o catequista tem que desenvolver a sua espiritualidade e viver os sacramentos de forma a traçar, juntamente com o catequizando, o caminho da fé, atuando como um verdadeiro mistagogo.
Por último, partilho com os leitores a emocionante experiência vivida em 21 de maio passado, quando eu e a catequista Bete, auxiliadas pelo Rodrigo, conduzimos quinze crianças, com idade entre onze e doze anos, a um encontro pessoal com Jesus, através da Eucaristia. Ter a certeza de que estes pequenos deram o primeiro passo ao encontro Daquele que é Caminho, Verdade e Vida nos enche de alegria e realça o bonito e importante papel de ser catequista.
Sônia Almeida
Catequista na Comunidade Matriz